quarta-feira, 13 de abril de 2011

Discriminação...

Oi Gente,

Como falei em outro post hoje vou tocar no assunto Mulher X Gravidez X Trabalho...
Quando nós mulheres, em idade fértil, somos entrevistadas para novos empregos sempre temos que responder uma pergunta que deveria ser proibida, passível de processo: " Você pretende ter filhos? Daqui a quanto tempo?"...
Dependendo de nossa resposta já estamos eliminadas imediatamente...
Recebemos de Deus o dom de gerar em nosso ventre a sequência da vida...algo maravilhoso, uma emoção indescritível, ter um outro ser se desenvolvendo dentro de nós...
Todavia para os "homens" (falo da sociedade e não do sexo masculino) esse dom nos desqualifica para o mercado de trabalho...
Em Julho do ano passado pedi demissão da empresa que estava a um ano...Na entrevista esta pergunta me foi feita...Então resolvi que ficaria um período em casa, tipo férias...
Mas não foi possível, por ser uma profissional extremamente qualificada (deixando a modéstia bem de lado) não consegui ficar 15 dias, fui chamada para entrevista por diversas empresas e uma aceitou a minha proposta salarial...
Iniciei o trabalho no dia 09 de Agosto...no dia 21 de Setembro viajei até a matriz da empresa, onde recebi um treinamento, tive o meu trabalho elogiado, participei de reunião para sugerir melhorias...Como todos sabem durante o período de experiência estamos a "mercê" da empresa...No dia 04 de Outubro descobri que estava grávida...Meu contrato seria definitivo apartir do dia 05 de Novembro...
Não sei como, mas meu chefe desconfiou que eu estava grávida e não fui efetivada...Ou seja a minha Gravidez me "desqualifica" para o trabalho...
Sou técnica em seguros...hoje com todo o ocorrido trabalho como autonoma, no ramo de seguros (se alguém precisar de uma cotação estamos ai..hihih)...
Onde quero chegar com essa história???
Nós mulheres temos que tomar alguma atitude, pois não é nada justo sermos questionada se vamos ser mães em breve durante uma seleção...ou se já temos filhos sermos vistas com maus olhos...Afinal sempre perguntam: "Ele esta em idade escolar? Estuda? Qual o horário da creche? Se ficar doente tem com quem ficar?"...
Nós mulheres somos dotadas de uma capacidade de exercer multi tarefas...Somos capazes de atender ao telefone, servir um café, emitir relatórios e ainda avisar ao colega ao lado quando ele esta cometendo um erro, tudo isso ao mesmo tempo...Ainda buscamos nossas "crias" na escola e continuamos nossa função em casa...como diz o titulo do meu blog somos MÃE, MULHER E MUITO MAIS...
E isso não acontece apenas no setor privado, a diferença é que o funcionário publico não pode ser demitido...digo isso pois a minha irmã é funcionária publica federal e ela esta gravida, assim como uma colega de trabalho e a superior delas questionou: "Como isso foi acontecer? Vocês não poderiam ter engravidado juntas?"...

Que essa discriminação contra mulheres em idade fértil acabe o quanto antes...
Que alguém aprove uma lei, onde a mulher seja amparada com seguro desemprego ou algo assim, caso não tenha seu contrato de experiência efetivado e esteja grávida...Sei que tenho direito a licença maternidade igual...Porem se  meu marido não trabalhasse, ou não ganhasse o suficiente para nos manter sem a minha renda (que esta fazendo muita falta, pois eu pagava muitas contas da casa e nos privamos de várias coisas) acredito que eu teria "enlouquecido" um pouquinho mais...

Um beijo de pedido por justiça a todas que passam por aqui...

Obrigada pelo carinho

3 comentários:

  1. Conheci hoje textos, adorei!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu to taooo feliz que tu tá postando!
    quero as fots do chá aqui já! kkkkkk

    :)
    beijos e não vejo a hora de dar uns apertoes da alice!

    ResponderExcluir
  3. Aiiiii Fabii, to louca pra conhecer essa coisinha linda!!


    ahhhhh aquele vestido é bem fofo né?
    "by tia dani" uhuhuh

    Beeeijss

    ResponderExcluir